terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

A PUC-SP E OS PARADOXOS DE SUA IMAGEM (PUC-SP and its paradoxical face)

Mensagem num muro das imediações da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Nas universidades, os campi têm como função servir de “casa” para a ciência, como diz a professora Gisele Batista, formada em Letras pela UFAM. Alguns são térreos, outros com edifícios altos, alguns na floresta e outros bem no coração da cidade. Dos que visitei, confesso que o câmpus PUC-SP
Monte Alegre foi o que mais me impressionou, pelas sensações que ele proporciona.
Visitar suas instalações no bairro Perdizes, na capital paulista, é mais do que voltar ao passado; é revivê-lo. A estrutura da universidade é bastante velha, o que, por um lado, é aceitável, pois se trata de uma instituição de mais de 65 anos de existência. Por outro, surpreende por ser uma universidade particular, com mensalidades bastante altas. Espera-se que esse tipo de instituição tenha instalações modernas. Isso pode ser tanto um bom sinal, o de que a PUC-SP tem outras prioridades, como pagar bem os professores, como também pode ser um mau indicador; a própria casa da Ciência está descuidada... Abandonada? Um reflexo de uma postura que pode se repetir com outros setores?
Cadeiras velhas com pedaços de tecido rasgado, pedaços do piso de madeira faltando e algumas lâmpadas em mal funcionamento são detalhes que se contrapõem à impressão obtida em alguns de seus espaços ou os complementam. Lembro-me que em um deles, o de uma escada do prédio mais velho, próximo da parte da reitoria, tive a sensação de estar no tempo da ditadura militar; uma escada que se assemelhava àquela na qual sobe Patrícia Pillar para falar com policiais da prisão sobre seu filho em “Zuzu Angel”. Outros locais lembram o Memorial da Resistência na parte que foi conservado o presídio político... Uma sensação de solidão e repressão...
Esse conjunto de sentimentos é aguçado quando se vê o espírito reativo dos alunos expresso nas paredes do prédio mais novo, de frente para o mais velho. Mensagens como “A PUC é racista” e de variados tipos surpreendem pelo fato de a universidade não as ter apagado. Isso mostra um respeito da PUC-SP pela liberdade de expressão. Pedi autorização a ela para fotografar essas mensagens e os outros espaços do câmpus, para compor este texto.
Nesse momento, uma certa confusão é montada, pois me levaram a setores de imprensa, sendo que eu não era da imprensa. Só depois me direcionaram para o lugar certo. Foi aí que vi concretamente a valorização recebida pelo professor na instituição. Para tirar fotos dali, bastava um deles me autorizar. Tentei falar com um deles. Ele é assessor da Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias da PUC-SP e, porventura, professor de Comunicação Social, Prof. Mario Augusto de Souza Fontes. Ele estava ao telefone e um pouco depois veio falar comigo. Depois de muita insistência minha e explicações de minhas intenções com as fotos, ele me aconselhou a enviá-lo um e-mail com um texto de mais ou menos dois parágrafos sobre quem sou eu, o que é blog que escrevo e o que faria com as fotos.
Foi o que fiz no começo da manhã do dia seguinte, mas nenhuma resposta veio prontamente. Enviei o primeiro e-mail no dia primeiro de fevereiro. Como nenhuma resposta chegou, enviei outro, já no dia 15. Finalmente me responderam; entretanto, só fizeram perguntas que eu já havia respondido. Contudo, as respondi novamente. A secretária do e-mail que me fora fornecido, na mensagem, diz ter repassado o que eu escrevera aos professores responsáveis e que eu receberia um parecer deles em até 48 horas. Só depois de mais três e-mail meus e quase 240 horas disseram-me um “sim” ou “não”. No caso, foi um não: “(...) não está autorizada a cessão de fotos na Universidade (...)”.
Deixar os estudantes se expressarem, não apagando suas mensagens e depois não permitir que elas fossem mostradas aqui me parece contraditório, afinal, também sou um estudante. Eu estava cumprindo uma função social, a de transmitir sensações e conhecimento.

In the universities, its buildings have to be the science home, as said by the Portuguese teacher Gisele Batista, graduated by the UFAM (the Federal University of Amazonas). Some buildings are reduced and others are enormous. Some of them are tall and others short. Some in the forest, others in the downtown. Among those ones I have visited, I confess that the main campus from PUC-São Paulo is the one that has impressed me the most, due to the feelings it provides.
To visit the campus from Perdizes (a region from São Paulo city) is more than come back to the pass; it is live it again. The university structure is very old, something that is acceptable; PUC-SP existes since 1946. On the other hand, that is something surprising; it is a private institution, something that makes us think that modernity would be the principle of all the physical structure. It can be a good sign, that this university has other priorities, such as to pay consistently its teachers. It can also be a bad sign if we think that if the Science home is careless, what can we expect from the others sectors?
Old chairs with damaged material, pieces of deck out from their place and some lamps in bad operation are some details that are opposite to the impression got in other spaces from that institution or, maybe, that complement it. I remember that in one of the spaces I had the sensation of being in the Dictatorship episodes from Brazil history. It was in some stairs near the rectory. That time, the scene that Patrícia Pillar goes up the ladder from the prison to talk with the police about her son came at my mind. Other places there reminded me the Memorial da Resistência, in São Paulo, a museum that in the past was used as a prison for those ones who challenged the "order" in the Militar Dictatorship. I felt alone and restrained in that obscure and cold space.
This amount of feelings is intensified when we see the reactive spirit from the students refleted on the older building walls. Messages like "PUC is a racist university" get us surprised for the fact that the institution did not decide to erase them. So, I asked an authorization to photograph them and other parts from the campus, to compound this text.
In that moment, people started to behave in a confused way; they led me to talk with the press sector and I was not from the press. After that, I was led to the "right" place. That time I could observe specifically the way teachers are faced at PUC; they are understood as the maximum authorities. I had tried to talk to one of them. He is from the Pro-Rectory of Culture and Comunity Relations and coincidentally a teacher of Social Communication; he is teacher Mario Augusto de Souza Fontes. He was calling someone e after some time he came to talk to me. I had insisted a lot explaining my intentions with those photos and he advised me to send him an e-mail with a text of approximately two paragraphs saying who I am and where the text would be published. 
That is exactly what I did the next morning. I sended the first e-mail on February 1st. As any answer came. So, I did it again on February 15th. Finally, they "answered" me, making questions about things I had said yet. Nevertheless, I answered them again. The secretary from the e-mail given to me said, on the message, that I would receive an answer in 48 hours. Only after three e-mails I have sended to her and after almost 240 hours I received a "no": "(...) you are not authorized to take photos on the University (...)".
On my opinion, let the students express themselves, not erasing their messages and after not permit that they are exhibited here is something contraditory. I am a studant. I was establishing a social function; to transmit feelings and knowledge... A paper that they should have understood better than me.

Nenhum comentário:

Postar um comentário